Avaliação Shampoo Silicon Mix Bambu

Sumário da Avaliação Shampoo Silicon Mix Bambu:

Shampoo traz uma boa combinação entre o silicone solúvel PEG-12 Dimethicone e o Polyquaternium-7, o que deve trazer parte dos efeitos benéficos prometidos no rótulo, como a facilidade do penteado, proteção dos fios e cuidado com as pontas duplas. Traz, ainda, vitaminas e nutrientes, entretanto, em baixas concentrações. Para estar melhor alinhado ao seu apelo, poderia conter mais elementos nutritivos. Sua avaliação foi prejudicada pela presença de compostos capazes de causar irritações, sensibilidade e/ou alergia, e um preço menos convidativo.

Pontos Fortes

  • Combinação do PEG-12 Dimethicone com o Polyquaternium-7
  • Uso do extrato de bambu (aesculus hippocastanum (horse chesnut) seed extract)
  • Presença de vitaminas e nutrientes (A, E, Biotina, Pantenol, Inositol e Ácido Linoleico), mesmo que baixas concentrações

Pontos Fracos

  • Presença do Cocoamide MEA e DEA
  • Uso do PABA
  • Uso de alcohol denat.

Shampoo Silicon Mix Bambu
  • Composição vs. Promessa
  • Requerimentos (Xampu)
  • Irritação/Alergia
  • Preço
  • Transparência

Participe!!

Você usa ou já usou o Shampoo Silicon Mix Bambu?
Então compartilhe sua experiência! Selecione o número de estrelinhas no campo "Avalie Aqui" abaixo. Você pode, também, comentar a sua experiência (se gostou ou não do produto) no campo comentários abaixo.

2.8
AVALIE AQUI: 2.6 (12 votos)
Sending

Shampoo_Silicon_Mix_Bambu

De acordo com o site oficial da marca, o apelo do Shampoo Silicon Mix Bambu é:

“O Silicon Mix Shampoo Nutritivo de Bambu facilita o penteado regenerando e nutrindo os cabelos. Desenvolvido para prevenir a quebra e as pontas abertas do cabelo, contém Vitaminas E, C, F, extrato de Bambu, Castanha das Índias, Óleo de Cártamo e Amêndoas que melhoram a saúde e a nutrição. Esta formula nutri profundamente os cabelos e auxilia no crescimento”.

Os efeitos de facilitar o penteado, prevenir a quebra e cuidar da pontas duplas deve-se à combinação positiva entre o PEG-12 Dimethicone e o Polyquaternium-7. O PEG-12 Dimethicone é um silicone solúvel, o que é bastante interessante. Para melhorar sua eficácia, foi combinado na formulação ao Polyquaternium-7 (já visto das avaliações do Shampoo Lola Creoula e Tío Nacho Antiqueda Anti-idade). Como visto no post sobre silicone para cabelo, esta combinação gera um produto que classificamos no Grupo 4 (silicones eficientes, de remoção mais difícil, porém que não se acumulam). Os benefícios do silicone, incluem, como vimos: brilho, sedosidade, facilidade de pentear, proteção, manutenção da hidratação, união de pontas duplas, etc.

Com relação ao apelo de  nutrição, o Shampoo Silicon Mix Bambu traz uma combinação de vitaminas e nutrientes: A, E, Biotina, Pantenol, Inositol e Ácido Linoleico.

Todos estes compostos são positivos aos fios, entretanto, estão presentes em concentrações baixas na formulação. Há, ainda, alguma controvérsia sobre os benefícios do uso tópico de vitaminas nos cabelos. Há estudiosos que afirmam que elas não teriam qualquer ação efetiva, por não conseguirem ligar-se aos fios. A exceção aqui seria a biotina e o pantenol, que possuem alguma capacidade de ligação e, por isso, são agentes condicionantes quando usados em concentrações relevantes.

Além disso, com uma promessa de “nutrição profunda”, esperaríamos que a fórmula trouxesse compostos como óleos, manteigas, ceramida, etc. No apelo é dito que o produto traz os Óleos de Cártamo e Amêndoas, mas não consegui encontrá-los na composição. Sendo assim, a não ser que eu tenha avaliado o rótulo de um lote antigo, considerei que o fator “nutrição” da promessa está um tanto em desacordo com o que o shampoo traz na composição.

O produto promete, ainda, auxiliar no crescimento. É provável que este apelo esteja relacionado ao extrato de bambu e a biotina.

A biotina, também conhecida como vitamina B7, B8 ou H, desempenha um papel no crescimento celular. Sua deficiência pode levar à perda de cabelo. Por esta razão, muitos acreditam que ela tenha a capacidade de estimular o crescimento do cabelo. Entretanto, não há nenhum estudo científico que tenha provado esta função específica e a aplicação tópica da biotina é provavelmente ineficaz, considerando o fato de que ela não pode penetrar na pele.

Já o extrato de bambu, é uma fonte rica em silício. A falta de silício parece estar ligada à perda de espessura dos fios, o que os torna frágeis e quebradiços, além da redução de volume do cabelo. Existem trabalhos mostrando que a ingestão de silício orgânico fortalece os fios e auxilia no crescimento saudável do cabelo, mas não consegui encontrar publicações demonstrando qualquer ação do uso tópico (em cosméticos).

Como pontos fracos, além do habitual uso de conservantes e perfume, este shampoo traz corantes e os seguintes compostos:

  • Cocamide MEA e DEA: como visto em avaliações anteriores, apesar de serem considerados seguros em formulações desenvolvidas para serem não-irritantes, existe a possibilidade destes compostos causarem irritações cutâneas. Além disso, há relatos de alergia associadas ao cocamide MEA e DEA. A formação de nitrosaminas (cancerígenas) parece pouco provável neste produto, uma vez que não há conservantes doadores de formaldeídos ou o formaldeído na formulação.
  • PABA: é um agente fotoprotetor, provavelmente adicionado para proteger o produto da ação UV. Alérgeno e sensibilizante, tem restrição de uso pela ANVISA (concentração máxima de 15% nas formulações). Foi associado a casos de dermatite de contato fotoalérgica. Seu uso cosmético é proibido na Europa (CosIng Annex II/167).
  • Alcohol Denat.: é adstringente, antimicrobiano, solvente e regulador de viscosidade. Pode ser extremamente ressecante e irritante para a pele, além de haver um estudo demonstrando que pode ser citotóxico.

Não é um shampoo de preço popular e, como a maioria dos produtos que avaliamos até então, poderia trazer mais informações sobre composição e ativos no site da marca, aumentando a transparência.

Ingredientes:
Water
Sodium Laureth Sulfate
Coco Betaine
Cocamide DEA
Polyquaternium-7
Sodium Laureth Sulfate (and) Glycol Distearate (and) Cocamide MEA
PEG-150 Pentaerytriyl Testrastearate
Sodium Chloride
PEG-7 Glyceril cocoate
Bambusa Vulgaris Extract
PEG-12 Dimethicone
Aqua
Polysorbate 20
Alcohol Denat
Aesculus Hippocastanum (Horse Chesnut) Seed Extract
Retinyl Palmitate
Tocopherol
PABA
Inositol
Panthenol
Linoleic Acid
Biotin
Citric Acid
Methyldibromo Glutaronitrile (and) Methylchloroisuthiazolinone (and) Methylchloroisuthiazolinone (and) Phenoxyethanol
Fragrance
FD&C Yellow No.5
FD&C Yellow No.6

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avalie Aqui

error: Conteúdo protegido.