Avaliação Shampoo Tío Nacho Antiqueda Anti-idade

Sumário da Avaliação Shampoo Tío Nacho Antiqueda Anti-idade:

É um produto interessante para quem gosta e está habituado a tratar-se com fitoterapia. Na composição deste shampoo há diversos compostos que a cultura tradicional sugere terem ação para o estímulo do crescimento dos fios, como os extratos de ginseng, alecrim, bardana, gérmen de trigo e cacahuananche. De toda forma, é importante levar em consideração que as concentrações de extratos são baixas. Deve ser usado com cautela por quem tem fios secos, ressecados ou danificados. Talvez seja mais adequado àqueles que tem cabelos normais ou oleosos e fios finos. Deve ser usado com cautela, também, por aqueles mais propensos a irritações cutâneas, alergias e sensibilidade.

Pontos Fortes

  • Presença do Polyquaternium-7
  • Presença de diversos extratos vegetais (Solanum Lycopersicum Extract, Licania Arborea Extract, Panax Ginseng Extract, Rosmarinus Officinalis Extract, Triticum Vulgare Extract, Aloe Babadensis Extract, Simmondsia Chinensis Extract Arctium Lappa Extract, Royal Jelly Extract) 

Pontos Fracos

  • Presença do Ammonium Lauryl Sulfate (ALS), Ammonium Xylenesulfonate e Corantes
  • Uso do Cocamide MEA em conjunto com o DMDM Hydantoin
  • Existe a chance de ressecamento dos fios

tio-nacho-shampoo

Shampoo Tío Nacho Antiqueda Anti-idade
  • Composição vs. Promessa
  • Requerimentos (Xampu)
  • Irritação/Alergia
  • Preço
  • Transparência

Participe!

Você usa ou já usou o Shampoo Tío Nacho Antiqueda Anti-idade?
Então compartilhe sua experiência! Selecione o número de estrelinhas no campo "Avalie Aqui" abaixo. Você pode, também, comentar a sua experiência (se gostou ou não do produto) no campo comentários abaixo.

2.6
AVALIE AQUI: 2.9 (14 votos)
Sending

O apelo do Shampoo Tío Nacho Antiqueda Anti-idade, segundo o website oficial da marca, é:

Tío Nacho® combina toda a experiência e conhecimento dos extratos mais nobres da natureza, resultando em um produto revolucionário: o shampoo, que além de nutrir e fortalecer o cabelo, restaura e devolve a aparência e o vigor de um cabelo jovem.

• Estimula o crescimento do cabelo.
• Ajuda a revitalizar o cabelo frágil em situação de quebra.
• Dá mais volume e força desde a primeira aplicação.

Ainda segundo o site, os benefícios da geleia real incluiriam: estimular e oxigenar o couro cabeludo, eliminar o excesso de oleosidade no folículo capilar, aumenta a vitalidade, elasticidade e maciez dos fios. hidratar, prevenir a queda do cabelo frágil devido à quebra e retardar o processo de envelhecimento do cabelo.

Em minhas buscas às publicações científicas, não encontrei estudos que comprovem quaisquer destes efeitos. Há, de fato, estudos demonstrando benefícios da geleia real para a saúde, mas nestes estudos a geleia real foi administrada por via oral e não usada topicamente, como num cosmético. Em geral, estes estudos mostraram atividades anti-inflamatórias, antioxidantes, antibióticas, vasodilatadoras e de tonificação. Sabe-se, também, que a geleia real é rica em proteínas, vitaminas e minerais. Além de ser um bom agente hidratante para os fios.

Apesar de não haver muitos estudos mostrando a ação da geleia real na ativação do crescimento dos fios, segundo o livro Chinese Herbal Medicine Made Easy: Natural and Effective Remedies for CommonIlnesses, de Thomas Richard Joiner, na medicina chinesa, a geleia real é usada combinada ao ginseng como tônico capilar.

Provavelmente, as indicações do uso da geleia real no combate à queda dos fios deve-se a 3 fatores. O primeiro é sua composição ser rica em elementos importantes para o crescimento dos fios, como a biotina e o ferro. Em segundo, por ter ação vasodilatadora (apesar de que, como vimos acima, esta ação foi comprovada sistemicamente, com uso da geleia real por via oral). E, em terceiro, pelo fato da geleia real possuir fitoesteróis (como os presentes na soja) e haver alguns estudos mostrando ações de fitoesteróis (no estudo, foram os fitoesteróis do óleo da semente de abóbora).

De qualquer maneira, a concentração de geleia real presente neste shampoo é bastante baixa. Além disso, a geleia real é altamente instável e deve ser mantida protegida da luz (e não há nenhuma recomendação no rótulo do produto neste sentido).

Por outro lado, há alguns estudos que demonstram reações alérgicas à exposição à geleia real por pessoas que sejam alérgicas à picada de abelha. Apesar de raro, isso deve ser levado em consideração, pois pequenas concentrações seriam capazes de causar reação em quem é alérgico.

Dentro do apelo de “estímulo” ao crescimento dos fios, há na formulação alguns outros extratos popularmente tidos como tônicos de crescimento, como os extratos de ginseng, alecrim, bardana, gérmen de trigo e cacahuananche. Destes, os únicos que possuem comprovação científica de sua ação são o ginseng e o alecrim.

Outros extratos interessantes que aparecem na formulação são o de jojoba (emoliente e nutritivo), aloe vera (hidratante) e tomate (antioxidante).

Novamente aqui, as concentrações de todos os extratos são baixas. Existe, ainda, alguma discussão na ciência dos cosméticos em relação aos efeitos de um extrato adicionado a um shampoo. Por serem, em sua maioria, solúveis em água, alguns estudiosos dizem que extratos de plantas adicionados a shampoos não teriam nenhuma ação, pois seriam completamente eliminados no enxágue. Para estes estudiosos, os óleos essenciais teriam maior efeito (ou o uso de extratos em tônicos e produtos sem enxágue).

Por todas estas considerações, acho pouco provável que este produto consiga estimular efetivamente o crescimento dos fios.

Com relação ao apelo sobre ganho de volume, isso deve-se, provavelmente, ao uso do Polyquaternium-7. Ele é um agente condicionante, que forma uma camada fina, absorvida sobre a haste do cabelo (aumentando o volume), e que previne ou inibe a acumulação de eletricidade estática (menos frizz). Dá suavidade e brilho aos cabelos e facilita o ato de pentear.

Já no quesito “revitalizar o cabelo frágil em situação de quebra”, as chances são novamente baixas de acontecer. Este shampoo, aparte dos extratos naturais (que estão em baixa oncentração), traz poucos agentes hidratantes, nutritivos e/ou condicionantes. Possui glicerina, o glicol distearate e o Panthenol (que também está em baixa concentração).

Em contrapartida, traz uma combinação de detergentes moderados a agressivos, como o Sodium Laureth Sulfate, o Ammonium Lauryl Sulfate e o Ammonium Laureth Sulfate. Por conta disso, é um shampoo que traz um risco de ressecamento dos fios.

Com relação ao potencial de alergias, irritações e sensibilidade, além do uso de conservantes, perfume, corantes, do Ammonium Xylenesulfonate (que vimos na avaliação do Aussie Shampoo Moist) e da Cocamidopropyl Betaine (que vimos no post sobre detergentes), existe uma combinação desfavorável entre a Cocamide MEA e o DMDM Hydantoin.

De acordo com a publicação Fundamentals and Applied Toxicology (Agosto 1993, páginas 213–221), existe uma preocupação de que quando conservantes doadores de formaldeído, como o DMDM Hydantoin estão presentes numa formulação que também inclui aminas, tais como a trietanolamina (TEA) , dietanolamina (DEA) , ou monoetanolamina (MEA) , nitrosaminas podem ser formadas , e as nitrosaminas são substâncias carcinogênicas que podem penetrar na pele.

Com relação à transparência, este produto perdeu pontos por não apresentar a composição do shampoo no website da empresa e por não apresentar estudos que seguiram ou realizaram para confirmar os apelos do produto.

Ingredientes:
Aqua
Sodium Laureth Sulfate
Cocamide MEA
Cocamidopropyl Betaine
Ammonium Lauryl Sulfate (and) Ammonium Laureth Sulfate (and) Lauramide DEA (and) Lauryl Glucoside (and) Ammonium Xylenesulfonate
Polyquaternium-7
Glycol Distearate (and) Cocamide MEA (and) Laureth-10
Glycerin
Parfum
Sodium Chloride
Citric Acid
DMDM Hydantoin
Tetrasodium EDTA
Panthenol
Methylisothiazolinone
Solanum Lycopersicum Extract
Licania Arborea Extract
Mentha Piperita Extract
Panax Ginseng Extract
Rosmarinus Officinalis Extract
Triticum Vulgare Extract
Aloe Babadensis Extract
Simmondsia Chinensis Extract
Arctium Lappa Extract
Royal Jelly Extract
Hexyl Cinnamal
Linalool
CI 19140
CI 15985

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avalie Aqui

error: Conteúdo protegido.